terça-feira, 11 de outubro de 2011

Torênia (amor-perfeito-de-verão)






Nome Científico: Torenia fournieri 
Nome Popular: Torênia, Amor-perfeito-de-verão, rubi 
Família: Scrophulariacae 
Divisão:Angiospermae 
Origem: Ásia Tropical 
Ciclo de Vida: Anual
O verão também pode ser uma estação de flores. A Torênia, também chamada de Amor Perfeito de Verão, promete deixar os jardins floridos como na primavera.
A Torênia é uma flor que pode ser plantada durante todo o ano, mas como se adapta muito bem a sol pleno, é especialmente indicada para os meses de calor. Ela pode ser cultivada em jardins, em canteiros e bordaduras. E como as plantas são bem compactas, também é indicada para cultivo em vasos.
De ciclo anual, alcança entre 15 cm e 25 cm de altura. Sua floração é uniforme e a durabilidade das flores é excelente. O ciclo da Torênia desde a semeadura até a floração é de 70 dias no verão e de 90 dias no inverno. As flores têm diâmetro entre 2 cm e 3 cm e a cor é sortida, com flores brancas, azuis, rosas e lilases.
As torênias são floríferas herbáceas e anuais de verão. Da família Scrophulariaceae, elas são aparentadas com as dedaleiras e as bocas-de-leão.
A ramagem é compacta e bastante ramificada, dando a planta um aspecto simétrico e arredondado. As folhas são glabras, verdes e opostas, com margens serrilhadas. As flores são abundantes, axilares e terminais. Elas são lindas, aveludadas, em forma de trompete, com corola azul e garganta branca-amarelada.


A floração se estende pela primavera e verão. Atualmente estão disponíveis muitas variedades de torênias, com portes diferentes, assim como plantas mais densas e outras pendentes.
 Há ainda uma grande diversidade de outras cores além do azul, desde o branco, passando pelo rosa, amarelo, roxo, violeta até o vermelho. No paisagismo elas substituem perfeitamente os amores-perfeitos no verão, formando belos e densos maciços e bordaduras. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, e as variedades pendentes ficam excelentes em cestas suspensas.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia sombra, em solo humoso, drenável e irrigado regularmente. É interessante que se faça ainda o beliscamento das plantas dos ramos, para estimular o adensamento da planta.
Fertilizações semanais na primavera e verão são suficientes para um abundante florescimento. Aprecia temperaturas amenas, florescendo melhor nas regiões serranas e no sul do país. Multiplica-se por sementes, postas a germinar do outono ao início da primavera, e mais raramente por estacas.






11 comentários:

  1. Gostaria de saber se é possivel vcs me enviarem sementes de torenia e qual o valor

    ResponderExcluir
  2. Tenho sementes da Torenia Rosa. 1,50 + package

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho.sao maravilhosas
    Deixam lindo o ambiente

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho.sao maravilhosas
    Deixam lindo o ambiente

    ResponderExcluir
  5. As minhas são lindas. Mas noto que as folhas estão ficando pintadas de branco, e as flores estão nascendo já murchas, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. As minhas são lindas. Mas noto que as folhas estão ficando pintadas de branco, e as flores estão nascendo já murchas, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! As minhas estão ficando com as folhas cheias de pintinhas amarelas, gostaria de saber porque?

    ResponderExcluir
  8. Como coleto as sementes direto da planta?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de comprar sementes de torenia

    ResponderExcluir
  10. Quero comprar sementes de torenias

    ResponderExcluir