quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cicas, os fósseis vivos do Reino Vegetal...



Cicas (Cycas revoluta)


Nome popular: Cica; Sagu; Palmeira-sagu; Sotetsu
Nome científico: Cycas revoluta
Família: Cycadaceae
Origem: Japão e Indonésia



A Cycas revoluta pertence à família Cycadacea. As Cycas, único gênero nessa família, são verdadeiros fósseis vivos, tendo sido muito abundantes no período jurássico. São de alto valor comercial e se dividem aproximadamente 65 espécies, dentre elas, se destacam: Cycas revoluta e Cycas circinalis. São de grande aplicação no paisagismo.

Podem atingir 2,0 m de altura, ou mais. Porém, seu crescimento é muito lento, cerca de 4 cm ao ano, por esse motivo é muito valorizada no mercado. Seu tronco lembra uma palmeira, lenhoso a semilenhoso, com ou sem ramificações. As folhas são grandes, dispostas em coroa, atingindo 1,20 m a 1,50 m de comprimento por 15 ou 20 cm de largura. Os folíolos numerosos são finos e rígidos de ponta aguçada.


A planta pode ser masculina ou feminina. A masculina tem no centro uma inflorescência amarela em forma de cone ovalado com aproximadamente 40 cm. 





A planta feminina desenvolve no centro uma inflorescência de cor amarela a alaranjada, com lâminas recortadas por uma penugem marrom. Cada lâmina apresenta um óvulo que se fecundado se tornará um fruto que quando maduro terá cor vermelha e formato de ovo. 


Ela multiplica-se pelas sementes formadas no ápice, mas principalmente pelas brotações laterais que surgem na planta adulta. Vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.

Cuidados: As cicas se desenvolvem melhor em locais bem iluminados, sendo recomendável o plantio em sol pleno. Em clima mais quente ela pode ser plantada na meia-sombra. Podem ser plantadas tanto em clima quente como em clima frio. Suportam bem o frio e condições secas e úmidas. São geralmente pouco sensíveis à falta d'água. Devendo ser regadas com mais frequência nos períodos após o surgimento de novas folhas, porém sem deixar o solo encharcado.

Como reproduzir: Sua reprodução pode ser feita por sementes, cuja germinação e crescimento é muito demorado (podendo levar anos para germinar), ou por separação das brotações laterais. Vale lembrar que as brotações, depois de retiradas, devem ser secadas por vários dias em local fresco e seco para que não haja apodrecimento após o plantio.

Pragas comuns: Para fazer a manutenção desta planta, estar atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta.
Caso surjam, usar óleo de nim dissolvido em água pulverizando em toda a planta. Para adubar, dissolver 1 colher de sopa de adubo granulado NPK formulação 10-10-10 em 1 litro de água e regar o solo do vaso que deverá estar úmido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário