quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Manga...



Nome científico: Mangifera indica
Família: Anacardiacea
Nome comum: mangueira, manga
Origem: Índia e Burma




A manga é nativa da Índia e foi trazida de Goa pelos colonizadores portugueses. Seu sabor delicioso e exótico faz com que seja apreciada no mundo todo. Além de gostosa, a manga é também altamente nutritiva rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas (A, B, C). 
O Brasil é um grande produtor de manga e está entre os oito maiores produtores mundiais dessa fruta, junto com o México, as Filipinas, a Índia, o Paquistão e a África do Sul. Existem quase QUINHENTAS variedades da fruta!

A mangueira é uma árvore de grande porte, com copa bem enfolhada podendo variar de tamanho de acordo com a variedade, fertilidade do solo, idade e do porta-enxerto.

Em geral, as plantas não enxertadas podem atingir 40 metros de altura, enquanto nas culturas comerciais e plantas enxertadas, chegam a 7 metros. Para impedir o crescimento excessivo da copa, são feitas podas controladas de formação e de produção. Plantas de menor porte facilitam o trabalho para controle de pragas e de doenças e na operação de colheitas.

As folhas são grossas, coriáceas, inteiras, lanceoladas, verde-escuras na parte superior, a nervura principal e as secundárias são salientes e a coloração amarelo-esverdeada. Na extremidade dos ramos, forma-se uma inflorescência denominada panícula. Normalmente, a planta floresce e frutifica uma vez por ano, mas, com a adoção de técnicas especiais, como poda e aplicação de hormônios de crescimento ou a combinação de estresse hídrico por 30 a 70 dias e com a aplicação foliar de nitrato de potássio ou cálcio, consegue-se provocar o florescimento e frutificação mais de uma vez ao ano e na época desejada.

No Brasil, essas técnicas são usadas com sucesso, principalmente, no Vale do São Francisco, nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. As primeiras flores a se abrir nas panículas são hermafroditas (30%), elas têm os dois sexos juntos, e depois vêm as masculinas (70%). Numa única panícula, formam-se de 400 a 17.000 flores, mas somente algumas delas resultam em frutos e atingem a fase de colheita. Em geral, duas doenças causadas por fungo, o oídio e a antracnose, podem destruir totalmente as flores. A mangueira se desenvolve e frutifica bem em clima quente, não tolerando geada.

A propagação é feita através de enxertia de uma variedade desejada em um porta-enxerto de outra variedade de mangueira. Plantas enxertadas são recomendadas porque nos pomares a época de frutificação, o tamanho e a cor dos frutos ficam uniformes. Em plantas enxertadas, a frutificação pode ocorrer a partir do segundo ano e, comercialmente, no terceiro ou no quarto ano. O fruto tem uma casca externa e, logo abaixo, a polpa que pode ser fibrosa (“fiapos”) ou com pouca fibra e um caroço (semente) grande ou pequeno conforme a variedade. Externamente, a cor do fruto pode ser vermelha, roxa, amarela ou verde, em várias tonalidades relacionadas às variedades, assim com o seu tamanho. As comerciais mais conhecidas e exportadas têm as seguintes características: Haden, casca amarelo-avermelhada, peso médio 480 gramas; Tommy atkins, vermelho-amarelada, peso médio 580 gramas.   

A manga apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natura, como fruta fresca, ou em pedaços em caldas, sucos, néctar, geleias e sorvetes. 
A manga tem também poder medicinal, ajuda a tratar anemias, bronquites (asmáticas e catarrais), desnutrição, escaras, escorbuto, feridas (incluindo as bucais), gengivites, tosses e úlceras varicosas.   

Variedades que podem ser encontradas na MUDAS ORLANDI:

- Haden: grande, de cor vermelho - amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras
- Tomiate: polpa cor amarelo escura, com textura firme e consistente, fibras finas e abundantes.
- Espada: forma alongada e achatada dos lados, cor verde (mesmo quando madura).
- Bourbon: casca verde - amarelada com polpa muito saborosa.
- Palmer: casca roxa - avermelhada, polpa amarela, firme e saborosa                    

Um comentário: