segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LEUCOFILO






NOME CIENTÍFICO: Leucophyllum frutescens.   
NOME POPULAR: Leucofilo, Folha-de-prata, chuva-de-prata,Texas Sage.

FAMÍLIA: Scrophulariaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Estados Unidos e México.                                                           
PORTE: 1,50  a 2,50 metros de altura.






FOLHAS: Cinza-prateadas, bastante ornamentais.
FLORES: Solitárias em forma de sino, com cinco lobos . Florescem praticamente durante o ano inteiro, mas principalmente na primavera.
A espécie arbustiva é originária do Deserto de Chihuahua, na América do Norte, com folhagem e florescimento ornamentais. As folhas são ovais e onduladas, com pubescência prateada, dando-lhes um aspecto de feltro. As flores são solitárias, tubulares e podem ser de cor branca, rosa, roxa ou azul, de acordo com a variedade. O florescimento ocorre após as chuvas de verão.


LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Suporta solo seco, podendo ser regada apenas uma vez por semana.
CLIMA: Quente e seco.




A planta é de baixa manutenção e sua beleza pode ser igualmente aproveitada, em diversos estilos de jardim, pois é um arbusto muito versátil. Pode ser plantada isoladamente, em grupos ou em renques,  cercas-vivas e vasos, oferecendo um belo visual no jardim, devido à sua tonalidade prateada.
É uma planta que quase não necessita de podas, pois seu crescimento é lento. Ainda assim, as podas eventuais são importantes para manter a planta compacta e com bom aspecto.
Em jardins mais secos, a folha-de-prata tende a adquirir uma forma mais densa e nos jardins mais úmidos, sua ramagem se torna mais esparsa. Pode ser plantada em vasos também.
Seu cultivo deve ser em solos drenáveis, com pH levemente alcalino e irrigado de forma esparsa.
É tolerável ao frio, à estiagem e à maresia. As plantas mais jovens devem ser regadas duas vezes por semana, já as estabelecidas devem ser irrigadas apenas semanalmente no tempo muito seco.
Aprecia o calor. Não é necessário fertilizá-la, pois aprecia solos pobres. No entanto, a reaplicação de calcário anualmente favorece à planta. Não devem ser plantadas em locais encharcados, pois apodrece facilmente suas raízes.                         
UTILIZAÇÃO: Como planta isolada, cercas-vivas e vasos. Vai bem em plantações a beira-mar.



PROPAGAÇÃO: Sua multiplicação se faz por sementes e por estacas semilenhosas, postas a enraizar no final do verão, em substrato leve e drenável e mantido úmido.
http://www.plantasonya.com.br/cultivos-e-cuidados/chuva-de-prata-leucophyllum-frutescens.html