- Nome Científico: Delairea odorata
- Sinonímia: Senecio scandens, Senecio mikanioides
- Nomes Populares: Trepadeira-africana, Gerânio-africano, Hera-alemã, Senécio, Trepadeira-senécio
- Família: Asteraceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 4.7 a 8.0 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
FLOR: amarela
ÉPOCA: ano todo
A trepadeira-africana, trepadeira-senécio ou hera-alemã, vai super bem em vasos, jardineiras ou mesmo plantada direto no chão, a meia-sombra (algumas horas de sol por dia) ou a pleno sol (todas as horas de sol do dia).
É ótima para cobrir grades, cercas e caramanchões. Não gruda sozinha em muros, mas se enrosca em fios e hastes condutoras, por onde sobe com facilidade.
O crescimento chama atenção pelo vigor e pela e rapidez e, a floração acontece algumas vezes por ano mas principalmente na primavera e no verão. As flores são de um amarelo intenso muito bonito, perfumadas e são melíferas, o que atrai diversos tipos de insetos e borboletas.
Pra quem gosta de jardim cheio de vida é uma excelente opção.
TRONCO: Os ramos são longos, pois é uma trepadeira volúvel, ou seja se enrolam em qualquer estrutura que encontrarem.
LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.
CLIMA: Prefere clima ameno. Tolera frio moderado até no máximo -5ºC.
PODA: Pode ser feita após a floração, para redução de volume e retirada de ramos secos e mal formados.
CULTIVO: De desenvolvimento relativamente rápido, gosta de solo areno-argiloso, que tenha boa drenagem. Sugestão de mistura: 1 parte de composto orgânico, 1 parte de areia grossa de construção, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de terra comum de jardim. Para que ela possa trepar deve ser preparada uma estrutura.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio incorporar ao solo esterco de gado bem curtido, ou 5 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08. Depois de 6 meses aplique de 3 a 4 vezes por ano, 3 colheres de sopa ao redor do caule, nunca junto a ele.
UTILIZAÇÃO: No revestimento de muros, cercas, pérgulas e grades.
PROPAGAÇÃO: Por estaquia da ponta de ramos, após floração, por sementes ou raízes cortadas e postas a enraizar logo após o período de florescimento..
Alerta:
Esta espécie pode se tornar invasiva em algumas situações. É considerada uma planta tóxica se ingerida, desta forma, mantenha fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.