quarta-feira, 25 de julho de 2012

O "AMOR PERFEITO" ESTÁ NO AR





AMOR PERFEITO
•         Nome Científico: Viola x wittrockiana
•         Nome Popular: Amor-perfeito, amor-perfeito-de-jardim, violeta-borboleta
•         Família: Violaceae
•         Divisão: Angiospermae
•         Origem: Ásia e Europa
•         Ciclo de Vida: Perene
       O amor-perfeito é a rainha dos jardins no inverno com uma beleza delicada que encanta a todos. 


Uma planta rústica e que exige poucos cuidados. É encontrada em duas famílias, a das Violáceas e a das Scrophularcáceas. Trata-se de uma Herbácea de pequeno porte anual e que costuma ser cultivada como bordaduras e forraçoes Suas origens são os continentes europeu e asiático (Vietnã).

O amor-perfeito é uma planta de ciclo anual, que atinge altura entre 20 e 25 cm, se propaga através de sementes no outono, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. São cultivadas em canteiros férteis, de boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Preferem clima ameno.

Suas flores se apresentam de maneira isolada ou agrupadas em hastes florais. Florescem principalmente durante o inverno e primavera. São flores geralmente violetas e rosas, podendo apresentar também várias cores.



Devem ser também protegidas de ventos fortes. O solo ideal deve ser arenoso e rico em matéria orgânica. O Amor-perfeito precisa ser regado de duas a três vezes por semana.

 As mudas devem ser transplantadas para o local definitivo, quando atingirem 10 cm de altura. O transplante deve ser feito pela manhã ou a tarde precedido de uma irrigação.

É preciso adubar uma vez com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão e também usar fosforita, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.



O canteiro deve ser preparado com antecedência, revolvendo-se o solo e acrescentando uma mistura de esterco bem curtido e fertilizante, na proporção de 2,5 kg para cada 30 m2.

Fonte:www.dicasdejardinagem.com.br