Nome Científico: Torenia fournieri
Nome Popular: Torênia, Amor-perfeito-de-verão, rubi
Família: Scrophulariacae
Divisão:Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Anual
Nome Popular: Torênia, Amor-perfeito-de-verão, rubi
Família: Scrophulariacae
Divisão:Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Anual
O verão também pode ser uma estação de flores. A Torênia, também chamada de Amor Perfeito de Verão, promete deixar os jardins floridos como na primavera.
A Torênia é uma flor que pode ser plantada durante todo o ano, mas como se adapta muito bem a sol pleno, é especialmente indicada para os meses de calor. Ela pode ser cultivada em jardins, em canteiros e bordaduras. E como as plantas são bem compactas, também é indicada para cultivo em vasos.
De ciclo anual, alcança entre 15 cm e 25 cm de altura. Sua floração é uniforme e a durabilidade das flores é excelente. O ciclo da Torênia desde a semeadura até a floração é de 70 dias no verão e de 90 dias no inverno. As flores têm diâmetro entre 2 cm e 3 cm e a cor é sortida, com flores brancas, azuis, rosas e lilases.
As torênias são floríferas herbáceas e anuais de verão. Da família Scrophulariaceae, elas são aparentadas com as dedaleiras e as bocas-de-leão.
A ramagem é compacta e bastante ramificada, dando a planta um aspecto simétrico e arredondado. As folhas são glabras, verdes e opostas, com margens serrilhadas. As flores são abundantes, axilares e terminais. Elas são lindas, aveludadas, em forma de trompete, com corola azul e garganta branca-amarelada.
A floração se estende pela primavera e verão. Atualmente estão disponíveis muitas variedades de torênias, com portes diferentes, assim como plantas mais densas e outras pendentes.
Há ainda uma grande diversidade de outras cores além do azul, desde o branco, passando pelo rosa, amarelo, roxo, violeta até o vermelho. No paisagismo elas substituem perfeitamente os amores-perfeitos no verão, formando belos e densos maciços e bordaduras. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, e as variedades pendentes ficam excelentes em cestas suspensas.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia sombra, em solo humoso, drenável e irrigado regularmente. É interessante que se faça ainda o beliscamento das plantas dos ramos, para estimular o adensamento da planta.
Fertilizações semanais na primavera e verão são suficientes para um abundante florescimento. Aprecia temperaturas amenas, florescendo melhor nas regiões serranas e no sul do país. Multiplica-se por sementes, postas a germinar do outono ao início da primavera, e mais raramente por estacas.